08/04/2010

pura ilusão


 Para se chegar a ser uma boa bailarina, não chega executar as figuras com perfeição. Uma bailarina tem de ser flexível como um gato, leve como uma pena, ágil como um esquilo, graciosa como um cisne. Podem representar qualquer coisa: o fogo travesso que brinca com a erva, uma luz magnífica e intermitente, que depois se move, ou simplesmente uma borboleta que levanta voo. Mais esforço e dedicação se querem ser primas-ballerinas. As melhores bailarinas da classe. Assim se chamam as aulas de ballet. Classes. É a prima-ballerina que todos vão ver dançar nos espectáculos. É ela que o público aplaude quando o ballet acabou e as luzes da sala de espectáculos se começam a acender. O seu nome encontra.se escrito nos cartazes e é ela que toda a gente felicita, pela sua elegância, graciosidade e precisão. Chegar a ser prima-ballerina, não é uma hipótese qe todas têm. Eu tinha essa hipótese, mas quando começou a ser mais duro.. desisti. Fui demasiado fraca. E agora, arco com as consequências. Os princípios do ballet são: postura, verticalidade corporal e simetria. Só não falam no mais importante: a paixão. A paixão e o gosto pela dança. Sem isso, tudo se torna demasiado platónico e severo. Tudo se torna demasiado.. exagerado! É tudo muito fingido. E isso não é característico do ballet. O ballet é sentido. É a mais bela forma que há para se mostrar o que se sente.
É para alguns uma realidade. Para outros, (como eu) uma ilusão.

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